

Quem Somos?

​A nossa história...
Após a concretização da Igreja da Portela foram algumas as tentativas para a formação do agrupamento da Portela. Mas apenas em 2004 foi possÃvel passar da vontade à prática.
Com o apoio incondicional do Pároco da Portela Rev. Cónego Janela, três dirigentes e duas aspirantes a dirigentes começaram a sua caminhada em Outubro de 2004 como responsáveis do Agrupamento em Formação da Portela, no Agrupamento monitor – Moscavide.
Em Janeiro de 2005 foram admitidos os primeiros aspirantes a lobitos (14). Em Abril, na medida em que existiam dirigentes investidos suficientes para que o Agrupamento da Portela se tornasse autónomo, foi solicitada a sua filiação. Em Junho do mesmo ano tivemos as primeiras promessas de lobitos, na Paróquia de Cristo Rei da Portela. Em Outubro foram admitidos novos aspirantes a lobitos e os primeiros aspirantes a exploradores. Por transferência ou por regresso ao activo o agrupamento pôde contar com mais dois dirigentes e uma caminheira. Foram ainda convidados mais dois recursos adultos da Paróquia.
A 20 de Novembro de 2005 realizou-se a cerimónia de filiação doAgrupamento da Portela ao qual coube o nº 1287. Tivemos ainda nesse mesmo dia a promessa de três dirigentes. Contamos com um efectivo de 27 lobitos, 13 exploradores e 13 responsáveis, dois dos quais seminaristas, o que faz um total de 53 elementos.
Actualmente conta com mais de 100 elementos no seu efectivo.
Como objectivos concretos gostarÃamos de destacar a vontade de todos, em tornar o 1287 de Cristo Rei da Portela, um agrupamento de que o CNE se possa orgulhar, quer como exemplo na formação escutista dos seus jovens; na sua formação como cidadãos responsáveis; e ainda como católicos à luz da nova evangelização provando que é possÃvel sermos mais e melhores. Que Deus nos ajude neste caminho que sabemos difÃcil mas possÃvel com a ajuda DELE.
Lobitos
7 a 10 anos de idade
Exploradores
10 a 14 anos de idade
Pioneiros
14 a 17 anos de idade

Alcateia 146
Patrono - Santa Isabel

Expedição 153
Patrono - João Paulo II

Comunidade 142
Patrono - Nuno Alvares Pereira
Caminheiros
18 a 23 anos de idade
Clã 112
Patrono- Madre Teresa de Calcutá
